NOTÍCIAS​​​​​​​

Plantação de Pimenta do Reino

03/12/2018 15:18:59

Bárbara Hadassa

My Image

 

 

A Prefeitura Municipal de Colinas do Tocantins, através da Secretaria de Produção, Desenvolvimento e Meio Ambiente junto ao SEBRAE e Ruraltins, iniciou os primeiros passos para a plantação de pimenta do reino em Colinas do Tocantins.

O Secretário Municipal de Produção, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Aldemir dos Reis, esteve com o Diretor de Agricultura, Evandro Passarinho, acompanhando o processo de preparação do solo com adubação para a realização do plantio que está programado para a segunda semana do mês de janeiro de 2019, na Fazenda Sonho Meu Presente de Deus, localizada à 21km de Colinas.

A pimento do reino (piper nigrum L.) é uma planta trepadeira pertencente à família Piperácea, originaria da Índia, considerada como a mais importante das especiarias. Foi introduzida no Brasil no século XVII e explorada comercialmente a partir de 1933 no Estado do Pará.

O Brasil se apresenta como um dos maiores produtores destas especiarias, juntamente com Vietnã, Índia e Indonésia. O principal uso da pimenta do reino é como tempero no preparo de alimentos industrializados (salame, salsicha, mortadela, fiambre, presunto, paio); na indústria farmacêutica, de cosméticos e perfumaria e como inseticida natural. A pimenta do reino é uma planta de regiões com clima quente e úmido, desenvolvendo-se bem em regiões com altitude de até 500 m, temperaturas médias entre 23̊ e 28̊C, umidade relativa entre 70% e 88%, precipitação em torno de 1500 mm e brilho solar superior a 2.000 horas anual.

A pipericultura é uma atividade que, em sua grande maioria, é conduzida por agricultores familiares, gerando empregos e renda cerca de 19 milhões de reais de receita por safra. Essa constatação já é suficiente para evidenciar sua importância econômica e social. Por isso que a Secretaria Municipal de Produção, Desenvolvimento e Meio Ambiente a credita na potencialidade da pimenta do reino no estado do Tocantins de acordo com os dados de zoneamento Aptidão da Região para o plantio da Pimenta do Reino De acordo com as verificações do ministério da agricultura, pecuária e abastecimento – MAPA no diário oficial da união 21 setembro de 2010 o Tocantins está apto para cultivo da pimenta do reino.

 

 

Por: Bárbara Hadassa ASCOM Colinas

Fotos: Erlam Andrade ASCOM Colinas

 

Categorias

Filtro por data